quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pré-produção de um jogo digital

Olá pessoal! Hoje vamos trabalhar com a pré-produção de um jogo digital!

Antes, veja a tabela com todas etapas de desenvolvimento de um
jogo, considerando o período de 1 ano. As estrelas indicam os milestones (prazos de entrega)
principais, mas outros podem ser definidos pela
equipe de produção. Por exemplo, um milestone 
de prova de conceito de personagens, considerando
sua texturização, modelagem, animação e
outros aspectos artísticos.



A pré-produção tem foco na ideia e no conceito do jogo. Perguntas como “Quem é o  heroi da história?”, “Onde se passa o jogo?” e “Qual estilo visual será usado?” devem ser respondidas nessa etapa. A Figura ilustra alguns resultados da pré-produção, do ponto de vista da criação de personagens. O resultado da pré-produção é um conjunto de documentos denominado plano de produção, que possui os seguintes documentos: 

  • High Concept Document: faz uma descrição inicial sobre o jogo (tipo de jogo, fases, história, etc;
  • Pitch Document: faz uma descrição sobre o campo de atuação do jogo (mercado, consumidores, publicidade, exposição, etc.), responsabilidade da área de marketing ;


Figura 1: Técnicas de brainstorming, desde
anotações em paineis, caderno, post-it, etc.

  • Concept Document: faz uma descrição técnica sobre o jogo como sua plataforma, linguagem de programação, programas utilizados, etc;
  • Game Design Document: unificação de todos os documentos anteriores e poderá ser modificado ao longo da produção;
  • Protótipo ou Prova de teste: implementação básica do jogo onde são testados diferentes algoritmos, modelos e funções em diferentes cenários. Sua principal meta é testar, adicionar e modificar recursos.

 O high concept document é produzido a partir de duas etapas: o brainstroming, que é um conjunto de ideias gerais sobre o jogo, e a imersão, que é um conjunto de referências diversas sobre o tema do jogo, que poderá ser refinado ao longo do processo de produção. O brainstorming é resultado da primeira reunião da equipe de desenvolvimento e todos os participantes descrevem suas ideias para o jogo, onde são anotadas. Muitas ideias podem nem ser futuramente aprovadas e implementadas, mas todas devem ser consideradas. Existem técnicas específicas para se fazer um brainstormig, como mostrado na figura acima, mas as mais comuns são:
  • Freethinking: ou pensamento livre, onde não há estruturação de ideias. À medida que as ideias vão surgindo, vão sendo anotadas. Os participantes vão agregando conteúdo às informações já colocadas em pauta e as ideias vão crescendo e surgindo ao longo da reunião. O mais comum é escrever algumas palavras básicas em um painel, post-it, caderno, etc e cada pessoa vai adicionando outras palavras para agregar informação aos temas propostos, interconectando-as com setas, quadros, bolas, etc.
  • Técnica estruturada: após o freethinking, as ideias aprovadas são selecionadas, estruturadas por meio de algum diagrama de fluxo e divididas de acordo com a divisão da equipe: ideias da parte artística, ideias de mecânica de jogo/programação, ideias de personagens e história, etc., que são posteriormente refinadas com outro brainstorming;
  • Bodystorming: ou técnica física; literalmente utiliza o corpo como meio de criação de ideias. Os participantes gesticulam, andam pela sala, encenam, são feitas dinâmicas de grupo, etc. Esse tipo de técnica auxilia muito a forma que os personagens andam, como as cut-scenes devem ser feitas, etc, dentre outras funções no jogo que requeiram movimento e ação.

A imersão é uma etapa de pesquisa aprofundada sobre o tema do jogo, as características visuais desejadas (o jogo seguirá ume stilo cartoon ou mais realista?), aspectos de audio entre outros. Filmes, livros, outros similares, peças de teatro, imagens na internet são utilizados para a função de imersão do tema. Além dessas etapas, há na fase de pré-produção um milestone: o First Playable que é a primeira versão jogável, mas sem grandes implementações. Geralmente é apresentada internamente ao game designer e aos publishers para verificarem se as ideais do jogo e os conceitos gráficos estão de acordo com o que é desejado.


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Hoje trabalhamos com a pré-produção! Na próxima aula de jogos digitais, trabalharemos com a Produção desses jogos...

Até lá!

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