terça-feira, 8 de abril de 2014

Atividade: Marco Civil da Internet, e agora?

Faça uma pesquisa sobre o marco civil da internet, seus objetivos e possíveis consequências. Coloque as suas conclusões nos comentários deste post.

  • Não se esqueça: nada de "ctrl+c" ; ;"ctrl+v"... Escreva seu próprio texto!
  • Assine o comentário com seu nome e número
  • Bom trabalho!

33 comentários:

  1. O marco civil são regras q já deviam existir faz tempo. Muitos provedores e sites se aproveitam do desconhecimento das pessoas com as regras da internet e aplicavam golpes. Com o marco civil, alguma coisa pode mudar, mas é necessário que as pessoas a conheçam e coloquem em prática suas regras.

    Grupo: Patrick Madella, 18
    Thalita Alves, 32

    ResponderExcluir
  2. Aprovado no dia 25 de marco, o marco civil da Internet vem com a proposta de "regulamentar' a Internet em aspectos polémicos tais como retenção de dados,privacidade do usuário.O marco civil trás como consequência,uma "invasão" na privacidade dos internet,uma vez que seu acesso é registrado e vem sido muito criticado pela população.Os órgãos legislativos devem avaliar se o marco civil realmente é a solução e procurar novos meios de melhorar a rede.

    Matheus Castilho - 16
    João Marcos,vulgo ganso-9
    Adrienne Lessa-24

    ResponderExcluir
  3. A nossa opinião sobre isso é a seguinte, cremos que isso pode melhorar e muito a vida dos internautas aumenta a segurança e dando mais confiança ao navegar nos sites, só que tem alguns políticos se aproveitando disso, esperamos ansiosos que esse Marco Civil da internet continue por muito tempo.

    Ass :Lorrayne n° 27
    Henrico n° 36

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O marco civil da Internet ameaça a privacidade de milhares de brasileiros com a aprovação do art. 16 ,que possibilita por ordens judiciais q os dados retidos pelos provedores de Internet sejam confiscados .
    O art. 16 vem causando descontentamento entre a população, ainda mais em tempos em que as redes sociais estão sendo muito usadas para marcar encontros violentos, ou manifestações desorganizadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, sua fala não está muito coerente com o que o artigo mencionado:

      Art. 15. Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e evitar a censura, o provedor de aplicações de Internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

      § 1º A ordem judicial de que trata o caput deverá conter, sob pena de nulidade, identificação clara e específica do conteúdo apontado como infringente, que permita a localização inequívoca do material.

      § 2º O disposto neste artigo não se aplica quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos.

      Art. 16. Sempre que tiver informações de contato do usuário diretamente responsável pelo conteúdo a que se refere o art. 15, caberá ao provedor de aplicações de Internet comunicar-lhe os motivos e informações relativos à indisponibilização de conteúdo, com informações que permitam o contraditório e a ampla defesa em juízo, salvo expressa previsão legal ou salvo expressa determinação judicial fundamentada em contrário.

      Parágrafo único. Quando solicitado pelo usuário que disponibilizou o conteúdo tornado indisponível, o provedor de aplicações de Internet que exerce essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos, substituirá o conteúdo tornado indisponível, pela motivação ou pela ordem judicial que deu fundamento à indisponibilização.



      Você fez a atividade sozinho? Esqueceu de colocar seu número!
      Tirou B.

      Excluir
  6. Marco Civil


    Marco Civil da Internet é uma iniciativa legislativa, surgida no final de 2009, para regular o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. Aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014, o projeto de lei está submetido à votação do senado federal .
    A ideia do projeto, surgida em 2007, foi adotada pelo governo federal em função da resistência social ao projeto de lei de cibercrimes conhecido como Lei Azeredo, muito criticado sob a alcunha de AI-5 Digital. Após ser desenvolvido colaborativamente em um debate aberto por meio de um blog, em 2011 o Marco Civil foi apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados, sob o número PL 2126/2011. No Senado, desde 26 de março de 2014 o projeto tramita sob o número PLC 21 de 2014 .
    A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, lançou em 29 de outubro de 2009 a primeira fase do processo colaborativo para a construção de um marco regulatório da Internet no Brasil. Propôs à sociedade eixos de discussão abrangendo as condições de uso da Internet em relação aos direitos e deveres de seus usuários, prestadores de serviços e provedores de conexão, e também o papel do Poder Público com relação à Internet.
    A ideia do Marco Civil surgiu a partir da concepção do professor Ronaldo Lemos, expressa em artigo publicado em 22 de maio de 2007 . Durante a primeira fase dos debates, entre 29 de outubro e 17 de dezembro de 2009, foram mais de oitocentas contribuições, entre comentários, e-mails e referências propositivas em sites.
    Partindo dos debates e sugestões da primeira fase, formulou-se a minuta do anteprojeto que voltou a ser debatida, numa segunda fase, em processo de construção colaborativo com participação da sociedade. Os debates públicos dessa segunda fase foram iniciados em 8 de Abril e encerrados em 30 de maio de 2010. O Marco Civil foi descrito pelo então Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, como "A Constituição da Internet" .
    NOMES : MATHEUS SANTOS PATRICK CARVALHO GABRIEL FRANÇOZO
    PAULO ROBERTO LUCAS RAMOS FABRICIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês copiaram isso da wikipedia e colaram aqui!
      Eu avisei que não podeia ter ctrl+c e ctrl+v !!!!
      Hum......... Tiraram B. Cuidado, que da próxima será C!

      Beijjinhos...

      Excluir
  7. Marco civil da Internet; Surgido no final de 2009, com os objetivos de regular o uso de internet no Brasil , por meio de previsões de principíos, direitos e deveres a população que utiliza a rede. A consequência é que não podemos entrar em sites que não tem em redes sociais.


    Nomes: Shirlley 31; Valéria 33;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas. Há incoerências no texto.
      Como assim "A consequência é que não podemos entrar em sites que não tem em redes sociais."?????

      Tiraram B

      Excluir
  8. é uma iniciativa legislativa, surgida no final de 2009, para regular o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. Aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014,1 o projeto de lei está submetido à votação do senado federal2 .RAFAEL E LUIZ FELIPE

    A ideia do projeto, surgida em 2007, foi adotada pelo governo federal em função da resistência social ao projeto de lei de cibercrimes conhecido como Lei Azeredo, muito criticado sob a alcunha de AI-5 Digital.3 Após ser desenvolvido colaborativamente em um debate aberto por meio de um blog,4 em 2011 o Marco Civil foi apresentado como um Projeto de Lei do Poder Executivo à Câmara dos Deputados, sob o número PL 2126/2011.5 No Senado, desde 26 de março de 2014 o projeto tramita sob o número PLC 21 de 20146 .

    O texto do projeto trata de temas como neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados,7 a função social que a rede precisará cumprir, especialmente garantir a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês copiaram isso da wikipedia e colaram aqui!
      Eu avisei que não poderia ter ctrl+c e ctrl+v !!!!
      Hum......... Tiraram B. Cuidado, que da próxima será C!

      Beijjinhos...

      Excluir
  9. O Marco Civil surgiu faz uns 5 anos, e recentemente foi aprovado na Câmara dos Deputados e gerou muita polêmica. Vai ter a função de "regular o uso da Internet no Brasil", mas isso no nosso ponto de vista, vai só LIMITAR. Já que funcionaria como uma TV a Cabo, teríamos de pagar para poder acessar determinados sites. Sendo assim muitos não teriam condição de pagar um "grande pacote" de sites. Contudo, seria ótimo em escolas... Assim os alunos nas aulas de informática não perderiam o foco das aulas com site inapropriados. Mas em determinados casos (em residências principalmente), as pessoas ficariam "presas" e teriam sua vida vasculhada facilmente pelas instituições. Seria invasão de privacidade. #MarcoCivilFora
    ALUNOS: ARTHUR - VINICIUS 1 - 23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acredito que vocês falaram justamente o contrário... o Marco Civil viria regulamentar e impedir que os provedores de internet fizessem isso (o que supostamente é a intenção deles).
      Vocês falaram algo correto, mas com ideias opostas...
      Tiraram A

      Excluir
  10. É uma nova polémica, Marco civil serve como proteção ao internautas garantindo seu segurança navegando pela internet.

    Liberdade de usar a internet
    privacidade

    nome: Luiza Antunes número: 29

    ResponderExcluir
  11. Nome:Leonardo B. Fujita
    Gabriel Henrique

    ResponderExcluir
  12. Marco Civil da Internet é uma iniciativa legislativa, surgida no final de 2009, para regular o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. Aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014. Esse Marco Civil da internet tem como temas a neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados, liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor mais deveres aos seus usuários. O resultado disso tudo é que a internet ficara mais confidencial e haverá menos mal uso dela.
    Diovani nº5 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo tendo colocado uma frase sua no final da atividade, você copiou o texto da wikipedia e colou aqui!
      Eu avisei que não poderia ter ctrl+c e ctrl+v !!!!
      Hum......... Tirou B. Cuidado, que da próxima será C!

      Beijjinhos...

      Excluir
  13. O marco civil da Internet foi feito para melhorar o uso da Internet tendo privacidade e um direito garantido para quem usa Internet , a ideia do protejo foi adotada em função da resistência social .Actualmente a neutralidade da Internet isso significa que todas as informações que trafegam na rede devem ser tratadas da mesma forma sem nenhuma criminalização .
    Kauã Tavares n°:10
    Laila Tatiane n°:26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu texto está um ctrl+c e ctrl+v quase que bem mascarado.
      Ainda assim, ficou vago e não atendeu ao pedido.
      Tiraram B

      Excluir
  14. Marco Civil da Internet é uma iniciativa legislativa, surgida no final de 2009, para regular o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede . Várias instituições e personalidades em destaque declararam seu apoio à aprovação do Marco Civil da Internet de forma individual, além da elaboração de documentos coletivos a favor do projeto LUCAS FREITAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez essa atividade em grupo ou sozinho?
      Há uma equipe onde seu nome consta...

      Excluir
  15. Marco civil serve para fazer as leis da internet

    Grupo : Juliana 37 Bianca 38 Guilherme 8

    ResponderExcluir
  16. nossa opinião é que somos a favor do marco civil porque muitas pessoas se aproveitam do desconhecimentos de outras para se aproveitar delas .e agora tendo o marco civil isso pode mudar, as pessoas garantem seus direitos grupo:luciene nº28 esthefani:25

    ResponderExcluir
  17. marco civil sao regras da internet... essas regras foram feitas para ajudar a encontrar pessoas que fazem mal uso da internet.. (pornografia infantil etc)
    Pollyana 39

    ResponderExcluir