Olá pessoal!
Na nossa primeira aula, realizamos um debate sobre o vídeo "A Escola é um saco".
Falamos sobre a formação da escola, ditadura militar, revolução industrial, UNE, importância do pensamento crítico, meio ambiente, entre diversos assuntos que englobam a educação.
Além disso, falamos também a respeito do papel do jovem como transformador do mundo em que vive, da necessidade de se desenvolver um pensamento crítico e capaz de produzir suas próprias ideias, sem estar alienado às tantas informações as quais estamos sujeitos nessa Terceira Revolução Industrial.
Falamos também da importância do papel do Reinventando o Ensino Médio para a transformação dessa escola arcaica, mesmo que esta mudança seja lenta e gradual.
Agora, chegou a vez de colocar os comentários em prática, de colocar o debate na rede e fazer com que outras pessoas tenham acesso as nossas ideias e nosso projetos.
Vamos lá???
Caso precisem recordar o que foi falado no vídeo, segue o link.
Segue também o planejamento da aula para que vocês tenham acesso às perguntas que nortearam o nosso debate!
Abraços...
A escola é arcaica porque a maioria dos professores usam o método tradicional, ou seja, o que eles aprenderam eles nos passam.
ResponderExcluirA consequência dessas atitudes dos professores faz com que aconteça o desinteresse dos alunos, a causa desse comportamento pode ser o desinteresse do governo com o professor.
O modo de ensino hoje em dia está sendo mudado lentamente, o modo para que essa evolução aconteça seria a integração da tecnologia nas aulas, despertar o senso crítico e usar a criatividade dos alunos.
A escola tem que ensinar os alunos á usarem a tecnologia de forma consciente e construtiva, alternando tanto para a tecnologia quanto à uma aula em conjunto para estimular a capacidade do aluno em relação à crítica e estimular a relação com outros alunos para não criar um egocentrismo no aluno.
Dupla: Leonardo Fujita e Paloma Carvalho. 2° A, Humberto Sanches.
Muito bem, meninos! Pelo visto, o debate em sala rendeu boas ideias... Abraços!
ExcluirA escola está ultrapassada com com seus métodos de ensino isso acaba com o interesse do do aluno que hoje em dia está muito alienado a tecnologia .
ResponderExcluirJá que o sistema de ensino está parado no tempo, não vamos ficar esperando as mudanças do governo vamos trás do que é nosso direito lutar por mudanças na educação.
Mesmo alguns jovens lutando por mudanças o desinteresse da maioria é enorme antes de exigirmos mudanças temos que mudar a nós mesmo ter um olhar do mundo mais crítico.
Realmente, a crítica nos faz crescer e tornarmo-nos cidadãos melhores. Parabéns!
Excluir- O modo de ensino é muito ultrapassado, de modo que mudou em dois séculos, tendo sempre o professor à frente, "jogando" informações para os alunos e em muitos casos, não se preocupando com o aprendizado dos estudantes.
ResponderExcluir- O governo brasileiro não se preocupa com a educação. O desinteresse em criar novas escolas, modernizar os métodos de educação, optimizar o conhecimento dos professores levam o Brasil a ser um dos últimos no ranking de educação no mundo, e consequentemente, desvaloriza o lugar do país no cenário mundial.
-Mas não são todas as escolas que se dão por satisfeito com esse modelo de aprendizado. Muitas estão colocando na lista de matérias cursos de empregabilidade, para que os estudantes se preparem para o mercado de trabalho e tenham mais chances de conseguir um emprego, estando mais preparado, capacitado e qualificado para o futuro.
Patrick Madella
Muito bem! Você foi além do nosso debate, colocando novas ideias além das discutidas em classe. Realmente, o REM tem trazidos novidades interessantes ao alunos, embora muita coisa ainda precisa de mudança radical! Curti o seu comentário... rsrsrs
ExcluirNo meu pensamento as escolas são muito pouco investidas e a uma desigualdade social enorme entre uma escola e outra.As escolas estaduais são bem mais investidas do que as municipais pois vem verbas de todo o estado.
ResponderExcluirEu acho que deveria ser todas assim como exemplo,na cidade aonde eu moro as escolas estaduais como Humberto Sanchez que começou primeiro o Projeto Reiventando que é um projeto do Brasil inteiro que servil de exemplo para as outras escolas "estaduais" que vão ter também,
isso não ocorre em escola municipais pois a uma desigualdade de ensino que diferencia o diploma do aluno no futuro esse é o meu pensamento sobre isso.Obrigado
Precisamos retomar alguns conceitos ainda, Gabriel. O REM é uma iniciativa do governo estadual mineiro, por enquanto. Se continuar dando certo, é bastante provável que outros estados também resolvam fazer parte do programa. Em toda história, alguém tem que ser pioneiro em algum assunto. E nesse caso, a melhoria começou nas escolas estaduais, mas nem por isso as escolas municipais podem ser classificadas como "ruins". Ao contrário, os alunos que nela se formam possuem tanto ou mais conhecimento de um aluno da rede estadual. Tudo é muito relativo e depende do esforço e dedicação de cada um.
ExcluirAbraços...
Atualmente, com o crescimento acelerado da internet e da tecnologia, as escolas se tornaram arcaicas e estão passando por uma lenta mudança.
ResponderExcluirDesde o século XIX, período da revolução industrial, as escolas preparam seus alunos para o mercado de trabalho, alienando-os, incentivando a competição e não a cooperação. Devido a isso muitos alunos perdem o interesse pela escola, o que leva a uma má formação acadêmica.
Por vivermos na época da revolução tecnocientífica, as escolas deveriam se adaptar estimulando a criatividade , a cooperação(trabalho em equipe) e o senso crítico, que são características procuradas frequentemente pelas empresas.
Visto isso, uma mudança no sistema deveria ocorrer. Desde o método avaliativo até a grade curricular deveriam ser modificados para a escola deixar de ser um “saco”.
Dupla:Matheus Castilho e Diovani
Nossa, a dupla "arrebentou". Parabéns.............
ExcluirHoje em dia, nós alunos vamos para a escola com pouco interesse, não sentimos prazer com o método usado pelos professores de ensinar, Na maioria das vezes eles colocam em nossas cabeças o que eles acham ser verdade, não o que realmente importa.
ResponderExcluirEm meu modo de ver, o método de ensino tem que ser mais interessante e estimulador, como por exemplo usar mais da tecnologia, ter mais aulas fora de sala, como em laboratórios. Mais já podemos sentir mudanças em algumas áreas, como por exemplo o curso que implantaram em nossa escola, o Reinventando o Ensino Médio, com três áreas de empregabilidade, tais como: Tecnologia da informação, Comunicação aplicada e Turismo.
Dupla: Laila Tatiane Felizardo da Silva e Yasmin Fleming. 2° A
Muito bem meninas! O importante é valorizar as mudanças que têm ocorrido e buscar por mais e mais melhorias na educação! Afinal, quem faz a escola, são os alunos!
ExcluirA escola está ficando chata, os alunos não tem interesse em estudar, pois tudo que tem fora da escola é mais divertido. E o modo de ensino não muda.A escola deve ensinar coisas novas, com mais acesso a tecnologia.E os alunos tem que passar a ser mais maduros para aprender a trabalhar com o públicos. Com projeto reinventando o ensino médio está melhorando cada vez mais a escola , pois esses projetos oferecem cursos de tecnologia, comunicação aplicada e turismo e isso despertou mais o interesse dos alunos na escola.
ResponderExcluirdupla : Matheus carvalho , Valéria silva 2°A
ExcluirMuito bem meninos...
ExcluirAtualmente a escola está se tornando algo não produtivo, as maiorias dos professores enchem o quadro de matéria e não ensinam nada, isso causa desinteresse entre os alunos, é por isso que hoje em dia os alunos entram e saem das salas de aulas sem saberem nada, e é por causa desses detalhes que a "ESCOLA É UM SACO"
ResponderExcluirNa nossa opinião poderia ter nas escolas mas criatividade, mais conversa e menos teoria e mais pratica. A escola com toda certeza seria bem melhor.
Trio : Lorrayne, Luciene, Esthéfani 2° A, Humberto Sanches.
acho o video muito bom,porem nao acho que a proposta do video seja razoavel,na verdade ficou incoerente.Nosso sistema escolar atual emprega o aluno no vestibular e do vestibular ao mercado atraves do seu desempenho em decorar/estudar/raciocinio.Sim isto esta errado,porem,a ideia do video de estimular em uma escola em que estas coisas nao fossem ensinadas,e so fosse cobrado coisas como ''os pensamentos criticos e criativos'',faria com que apenas as pessoas mais inteligentes geneticamente usufruise.'
ResponderExcluirBem Guilherme, não podemos classificar a inteligência assim. Existem inteligências múltiplas e cada um possui uma, duas, três ou várias delas. Além disso, elas podem ser desenvolvidas no ser humano e esse é o papel da escola.
ExcluirVeja quais são:
1. Inteligências Linguísticas: característica dos poetas;
2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ;
3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de
manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ;
5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar
produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores,
Políticos, Professores, etc.);
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de
formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar
efetivamente na vida.
Gerar a igualdade também é o papel da escola, por isso, deve-se priorizar a aprendizagem e não a "decoreba". Assim como falo aos meus alunos de Matemática, não interessa o caminho, o que interessa é pensar pelo caminho certo e encontrar uma resposta lógica. O professor não pode "mandar" no aluno, mas ensiná-lo pensar. E nesse contexto, tudo é dificultado pois os métodos mais utilizados ainda são arcaicos. Por exemplo, podemos contar nos dedos o professor que propõe uma discussão com seus alunos via internet, como esta, por exemplo.
Entretanto, essa visão tem mudado lenta e gradualmente, mas tem mudado.
Leia sobre as inteligências neste link
http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/inteligencias_multiplas.pdf
ExcluirA escola tem um papel fundamental na vida das pessoas, nela se aprende coisas já feitas e ditas, ideias prontas e formuladas sobre tudo. Mais a escola deveria ser um local na qual ajudasse alunos a formarem ideias, ensinasse alunos a serem críticos, desse espaço e momento de criatividade a cada um.
ResponderExcluirQuando alunos se rebelavam contra qualquer fato que os professores lhe apresentavam, eram castigados fisicamente. Professores davam aulas em cima de uma espécie de ''Palquinho'', para assim parecerem superiores aos alunos. Em relação à isso, a escola melhorou bastante, porém os alunos perderam foco e a atenção. Mas, talvez, professores agiam assim a décadas passadas, porque eles eram impostos a essa atitude. Nem eles mesmo podiam criticar ou rebelar, se não seriam punidos.
Hoje, temos liberdade de expressão nas escolas, mas não conseguimos nos expressar. Estamos fechando com nós mesmo, através dos avanços tecnológicos. Conseguimos tudo muito e fácil tudo muito rápido. Perdemos o interesse muito rapidamente, os professores precisam de um método de ensino que vá entreter os alunos. Alguns professores proporcionam essas aulas e esse interesse.
Muitos de nós com o ''Reinventando o ensino médio'' estão sabendo aproveitar essas aulas, esses professores, essa chance. E se você não é um; passe a ser, agarre essa oportunidade, não são todos os alunos que têm professores e aulas como você !
- Arthur Luiz e Ryan Fonseca -
As últimas palavras servem de "propaganda" para o REM! Adorei, percebi uma pitada de talento para publicidade na dupla!
ExcluirAdorei a frase "Hoje, temos liberdade de expressão nas escolas, mas não conseguimos nos expressar". Dá pra refletir bem em cima disso. Parabéns.
A escola tinha um modo de ensino que não despertava o interesse do aluno a se aprofundar sobre um determinado assunto e com isso a informação que era passada não se estendia e não era compreendida pelos estudantes .
ResponderExcluirHoje temos um projeto reinventando ensino médio que nos proporciona cursos entre eles o de tecnologia da informação que está nos ajudando a criar senso critico , interesse , criatividade e a mudar nosso jeito , amadurecer e com isso sempre ter um raciocínio critico , saber qualquer assunto e não seguir o sistema arcaico .