Privacidade é um atributo muito caro às pessoas. O simples fato de mandarmos e recebermos e-mails nos expõe a um meio freqüentado por milhões de usuários e, sem que desejemos, centenas de mensagens de propaganda de produtos e serviços invadem nossa caixa postal. Para reduzirmos um pouco essa “invasão” desagradável, podemos utilizar algumas ferramentas e adotar normas de conduta em nossas trocas de correspondências. Como vimos no Tópico 6, é possível encaminharmos, ao mesmo tempo, a mesma mensagem de correio eletrônico para inúmeros destinatários, basta utilizarmos os campos “Cc” ou “Cco”. Em correspondências trocadas no ambiente de trabalho, por exemplo, cujo assunto seja de interesse geral e deva ser discutido por todos, utilize o campo “Cc” para que os interessados saibam com quem estão dialogando e possam replicar a mensagem para os demais envolvidos. Quando você não resistir ao impulso de enviar uma mensagem informal como uma piada, um protesto ou para divulgar uma informação para um
grupo heterogêneo, cujos membros não se relacionam entre si, é aconselhável não expor o endereço
dos destinatários, pois além de indiscrição, você estará favorecendo a proliferação de SPAMs. Neste
caso, use o campo “Cco”. Se você receber uma mensagem agressiva, irritante, ou que o deixe exaltado,
nunca responda no calor da hora, pois pode arrepender-se depois e não haverá como corrigir. Acalme-se, esboce uma resposta procurando se explicar ou buscar explicações e salve-a na pasta “Rascunho” ou em um bloco de notas. Depois, releia sua resposta e avalie se vale a pena mandá-la.
ATIVIDADE:
Com a sua lista de emails em mãos, você e sua dupla enviarão dois emails:
- O primeiro será destinado à conta da professora (tatianasousalima@gmail.com), com cópia (Cc) para seus colegas. O conteúdo deste email será uma discussão sobre o tema "Sociedade da Informação: Caso Carolina Dieckman"
- O segundo email será destinado a um de sues colegas, com cópia oculta (Cco) para a conta da professora. O conteúdo deste email será alguma piada, mensagem ou qualquer conteúdo que não seja ofensivo, mas engraçado ou para reflexão;
- O colega que receber o segundo email encaminhará a mensagem ao endereço da professora, sem ocultar os endereços, a fim de que ela possa verificar quem fez a atividade corretamente.
Não se esqueçam de assinar a mensagem com o nome da dupla. Afinal, o endereço de email de apenas um dos colegas aparecerá na hora que a professora receber a mensagem!
Mãos à obra!!!